É preciso falar de inclusão digital na faculdade

Conhecer os aspectos operacionais da Informática e componentes do computador são diferenciais no mercado de trabalho

Há verdades que precisam ser ditas: as pessoas não sabem usar os aspectos operacionais da Informática, os componentes do computador e seus periféricos, sistemas operacionais, ferramentas de edição de textos, planilhas eletrônicas e apresentações. Somos todos "fuçadores". Isto mesmo, aquela analogia com a terra de "remexer", "revolver". Fuçamos, apertamos botões e não sabemos usar muito bem a máquina. Tanto é que a qualquer sinal de lentidão ou de bug, nos desesperamos!

Na manhã de sexta-feira, 31, no Espaço da Oportunidade, local mantido pela Prefeitura de Anápolis que tem como objetivo ministrar cursos de qualificação profissional, ouvi justamente isto de uma concluinte.

“As pessoas só sabem mexer em redes sociais. Em computador mesmo, fiquei sabendo de coisas que eu não sonhava que existiam”. Cláudia Fernanda da Conceição, de 48 anos, só disse verdades. Ela compartilhou ainda que trabalhou como auxiliar de sala em uma creche, está à procura de um emprego na área de gestão e sabe que a informática é o primeiro requisito para conseguir uma vaga. “Nunca fiz curso, não sabia mexer no computador. Agora já estou preparada”, elogia a iniciativa da prefeitura de Anápolis em ministrar cursos gratuitos.

'Cláudias somos nós'! Dentro da universidade é preciso falar de inclusão digital, que passa inicialmente pelo uso do computador. Não é um simples "cursinho de Informática", mas a base para a formação profissional, área e competência.

Enquanto professores precisamos despertar isto nos alunos, compartilhar que o conhecimento das ferramentas utilitárias de segurança e de otimização, que a utilização da internet de forma produtiva e segura; aliada ao saber trabalhar com softwares específicos da profissão, que escolheu seguir, são fundamentais para sair da faculdade empregado!

E aí? A Cláudia tem razão? Você sabe mexer nas redes sociais, mas quando o assunto é computador, é um 'fuçador' (a) ?