Bárbara não se dá conta, mas inspira!

Hoje CBN, a jornalista recorda da Rádio Universitária e destaca Mestrado na UFG

Bárbara Falcão não se dá conta, mas ela inspira. Talvez não perceba, mas se tornou referência. E na noite da última segunda-feira, dia 9 de setembro, abriu perspectivas para os acadêmicos do curso de Jornalismo da Faculdade Metropolitana de Anápolis.

Com uma linguagem clara, precisa e concisa apresentou conceitos complexos de jornalismo, dados importantes da ascensão do Podcast no Brasil e no mundo, dicas de criação, produção, edição, transmissão e compartilhamentos.

Mas Bárbara Falcão, sobretudo, demonstrou que a linha que separa a universidade do mercado de trabalho é tênue. Estes dias atrás, ela estava na UFG no curso de Jornalismo. E hoje pouco mais de três anos, está lá de novo: agora no Mestrado em Comunicação, na linha de pesquisa Mídia e Cidadania, e tem como orientadora Ana Carolina Rocha Temer, uma das pesquisadoras mais influentes do país.

Questionada da trajetória profissional, ela cita logo a Rádio Universitária, o início de tudo. Fala sobre a cobertura esportiva, a melhor escola do improviso! Depois a passagem por duas emissoras de Rádio, dentre elas a Interativa, no conhecido programa Papo Cabeça, até chegar à CBN.

E o podcast #Segundou? O primeiro da CBN Goiás, foi planejado? Estudado? “Não. Cheguei na minha chefe e apresentei a ideia. E ela gostou”, conta. O planejamento veio depois: mas a ideia deu certo! As perspectivas futuras? Vai parar no #Segundou? Que nada, o empreendedorismo já atingiu em cheio a jornalista, que já é sócia-fundadora de uma produtora de Podcasts.

Quanto ao Mestrado? Bárbara Falcão ressalta a importância do estudar sempre! De não perder a paixão pelo conhecimento. De aprender a reaprender. Da formação profissional ser a maior arma contra a desinformação, as fake news e a crise de credibilidade pela qual passa a imprensa.

Ao abrir as perguntas aos acadêmicos, temas diversos foram discutidos, apresentados; e a jornalista foi rápida nas respostas, apresentava conhecimento em diferentes áreas da Comunicação.

Bárbara Falcão não se dá conta. É muito humilde. Mas ela não é qualquer profissional. Qual o segredo? Ela revelou. Sabe qual é? Leitura! Estudo! Formação! Três palavras que muitas vezes não são levadas em consideração pelos estudantes de jornalismo e pelos profissionais já formados, que apostam na prática e se esquecem da formação intelectual.

Na noite de segunda-feira, o dia em que é compartilhado o #Segundou, Bárbara Falcão demonstrou que assim como a poetiza Cora Coralina, é “feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina”. Ela agradeceu pelo convite da Faculdade FAMA. E nós? Saímos todos melhores deste encontro!