Ensino recíproco. Aprendizado mútuo!

Juntas contadora e estagiária compartilham conhecimento e contribuem pela valorização da profissão de Ciências Contábeis

Elas dividem o dia-a-dia, as dificuldades, os desafios e as conquistas. Maria de Jesus Nunes Longá, de 29 anos, e Tatiana Moreira Alves, de 28, tem a mesma escolha profissional, as Ciências Contábeis. A primeira se formou em 2014 no Estado do Tocantins, enquanto a segunda está no 6º período da Faculdade Anhanguera de Anápolis. A experiência de trabalharem juntas é definida pela contadora como fantástica. "Ela me atualiza, coisas que muitas vezes não lembro mais, ela me fala e assim realizamos o nosso trabalho de forma bem profissional", conta.

Para a estagiária, atuar no mercado de trabalho com uma orientadora de estágio que está aberta a compartilhar conhecimento é um privilégio. "Muitos estagiários não aproveitam seu tempo, não buscam conhecer o mercado de trabalho, são muito capitalistas, pensam apenas no valor da bolsa", avalia. Na opinião de Tatiana Alves, o estagiário deveria buscar na prática a complementação dos estudos, para que ao formar tenha um diferencial. "A faculdade e o estágio não me ensinaram apenas o que são as ciências contábeis, mas o que é a vida", engrandece.

Especificamente sobre a profissão, as duas destacam a importância do profissional de Contabilidade. Para Tatiana Alves, todas as empresas deveriam ter um assessor contábil. E Maria Longá complementa: "somos fundamentais para o setor de RH, principalmente no que se refere aos cálculos trabalhistas". E para o cotidiano? As duas estão afinadas na resposta: "precisamos da contabilidade para tudo, do simples cálculo de uma divisão salarial diária, a uma porcentagem de lucro".

Onde fazer Ciências Contábeis em Anápolis?

- UEG (Universidade Estadual de Goiás)

- Faculdade Fama

- UniEvangélica