Buscar
  • Letícia Jury

Falar menos e ouvir mais o que a juventude tem a dizer!

Jovens compartilham experiências e propõem ações para uma internet mais segura

Por que ao invés de falar com os jovens sobre internet, não ouvir o que eles têm a dizer? Foi justamente isto que aconteceu na sexta-feira, dia 14, no auditório do Parque Ipiranga.


Eles falaram e muito! Os jovens, de 14 a 18 anos, que participam do programa Aprendiz Anápolis da prefeitura municipal, participaram de uma dinâmica diferente. Foram convidados a sentar em círculos, em grupos de no máximo oito pessoas, e trocarem experiências.


Assistiram a três vídeos. O primeiro mostrava uma série de perigos da internet, como falso perfis, aliciamentos, compartilhamento indevido de imagens, problemas de privacidade, abuso sexual, discurso de ódio e intolerância. Em seguida, assistiram o vídeo sobre preconceito na rede. Foi então que foram motivados a refletir sobre o tema e relatar fatos concretos.

Os depoimentos foram impressionantes, desde casos pontuais que aconteceram no colégio a agressões que levaram a jovens conhecidos à tentativa de autoextermínio.


O outro vídeo foi sobre compartilhamento de fotos íntimas. E mais uma vez eles debateram sobre o assunto e em seguida, apresentaram casos vivenciados por conhecidos e até mesmo situações vividas. Um jovem relatou que um vídeo sensual de sua autoria vazou, e ele foi surpreendido ao descobrir que estava em um site pornográfico.


Ao final os participantes foram despertados à reflexão, sobre o uso da internet. Os depoimentos demonstraram que os mesmos têm consciência dos perigos, e que também sabem da importância do uso cidadão.

Ouvir os jovens é mais importante do que falar à eles. A comunhão, a comunicação e o compartilhamento de informações por meio de campanhas, mas sempre colocando os mesmos como protagonistas, é uma das estratégias mais eficazes para uma navegação saudável.


Internet Segura

A atividade promovida pela prefeitura de Anápolis faz parte das ações nacionais e internacionais alusivas ao Dia da Internet Segura, celebrada em 11 de fevereiro.


O Safer Internet Day é uma iniciativa anual com objetivo de envolver e unir os diferentes atores, públicos e privados, na promoção de atividades de conscientização em torno do uso seguro, ético e responsável das TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação) nas escolas, universidades, ONG's e na própria rede.


Com esta motivação, o Dia da Internet Segura, criado pela Rede Insafe na Europa, reúne atualmente mais de 140 países para mobilizar usuários e instituições em torno da data e estimular um uso livre e seguro. As ações acontecem nos meses de janeiro e fevereiro, em diferentes contextos. Em Anápolis, há três anos a prefeitura de Anápolis desenvolve ações de conscientização.



37 visualizações

RECEBA AS NOVIDADES

  • Black Facebook Icon
  • Black Pinterest Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Instagram Icon

© 2023 por Sal & Pimenta. Orgulhosamente criado com Wix.com