Buscar
  • Letícia Jury

Márcio Venício é diversidade, precursor, exemplo!

Jornalista abriu oficialmente o 1º Workshop Interdisciplinar dos cursos de Jornalismo e Pedagogia da Faculdade FAMA


O ano era 2001. Estudante no curso de Jornalismo da Universidade Federal de Goiás assisti a palestra do então repórter da TV Anhanguera Márcio Venício. Encantada. Aquele jornalista que eu admirava e assistia todos os dias estava ali à minha frente! Passados 18 anos, olha eu novamente embevecida por ele. Agora como professora no curso de Jornalismo da Faculdade Metropolitana de Anápolis. E ele: repórter, produtor, professor, idealizador de projetos culturais, comentarista da Rádio CBN e 35 anos de Rede Globo.


Márcio Venício abriu oficialmente o 1º Workshop Interdisciplinar com a temática 'Educação, Comunicação, Cultura e Cidadania' dos cursos de Jornalismo e Pedagogia. O tema da palestra foi 'O uso da imagem no ensino da Comunicação'. Mas, o jornalista abriu muito mais do que um evento. Ele abriu a mente de muitos que estavam ali ao demonstrar o quanto o profissional da área pode se diversificar. Ele é o maior exemplo!


Não é raro ver profissionais que começam suas carreiras na reportagem e as encerram da mesma forma. Márcio Venício não! Ele soube identificar o que nós estrategistas de Comunicação falamos muito nos dias atuais: nicho! Está a frente do Jornal do Campo, um dos programas líderes de audiência da emissora.


Especialista em Cinema, se lançou ao desafio de resgatar a biografia de Santa Dica. Professor universitário, compartilha conhecimento e desenvolve projetos em diferentes áreas. Consultor de Comunicação na área de Educação defende a aplicabilidade das novas mídias no ensino. E mais: jornalista 'raiz' luta para que as matérias de qualidade sejam destaque ao invés de "buraco na rua ou buraco de bala", como ele mesmo critica.

O encontro com Marcio Venício na noite de segunda-feira, dia 11 de novembro, foi para mim um resgate, uma realização, um segundo encantamento. É olhar para um profissional que há mais de três décadas faz parte do nosso cotidiano mediado e ver que ele continua a nos orgulhar. Vice-presidente do Sindicato dos Jornalistas do Estado de Goiás enxerga os desafios da profissão, mas sabe muito bem aproveitar as oportunidades!


Aos nossos alunos do curso de Jornalismo - acredito que também estavam encantados com a palestra, um convite a reflexão: Márcio Venício é ou não um exemplo de jornalista que estuda, pesquisa, ousa e é profissional? E mais: referência quando se fala em dedicação, inovação e determinação?


Quase duas décadas depois daquele primeiro encontro, para mim ele continua sendo inspiração. Mas quantos 'Márcios Venícios' têm entre nós? Todos somos, todos podemos ser! A ele, que venha mais 30 anos de boas notícias e principalmente, de qualidade! A nós, muitos desafios pela frente.



50 visualizações

RECEBA AS NOVIDADES

  • Black Facebook Icon
  • Black Pinterest Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Instagram Icon

© 2023 por Sal & Pimenta. Orgulhosamente criado com Wix.com