“Se identificou que ama e que tem paixão: corre atrás”

Jesiel Campos orienta que antes de tudo, é preciso gostar da profissão que vai seguir

Engajado. Dedicado. Precursor. Estas três palavras definem Jesiel Campos, professor universitário e idealizador da ‘Beleza a Fundo’, centro de pesquisa, estudos, qualificação profissional e quem tem levado para as mídias sociais temas importantes na área da Estética.

Mas qual o segredo para ter sucesso profissional na área? “A prática deve andar junto com a teoria. É preciso colocar o que se aprende em prática. Identificou que ama, que tem paixão, que é isto que quer pra vida, corre, enfia a cara, estuda, aprende, testa. A chance de dar certo é grande. Se desistir de aprender, vai ficar para trás. A Estética muda muito, a evolução é constante, tem que estar antenado, qualificação permanente e muita prática”, orienta Jesiel Campos.

A cientifização do setor é algo novo. Conforme o professor universitário, os cursos de Graduação tiveram início no país em 2010. “ Havia profissionais da área da saúde que já atuavam, mas pouca investigação científica”, explica.

Na sua avaliação, as instituições de ensino tem investido em boas literaturas científicas, na parte teórica, no entanto, os artigos ainda são escassos. “Mesmo diante disto, os acadêmicos tem sido bem formados e se tornam aptos a atuarem no mercado de trabalho", defende.

Conforme detalha, são 12 áreas de formação. "Mas é claro que cada aluno se identifica com uma - estética facial, corporal, depilação, micropigmentação, massoterapia- são muitas áreas. É preciso investir em pós-graduações, cursos de aprimoramento”, explica.

Quanto ao perfil do egresso, Jesiel Campos analisa que no início dos cursos de Estética, os acadêmicos eram profissionais que tinham experiência no mercado e buscavam a certificação. Agora, 70% são jovens que saem do ensino médio e já escolhem a Estética como profissão.

E para estes, além da paixão pela Estética, ele indica: “é preciso investir em cursos de gestão de pessoas, do tempo, orçamento e finanças, administração de micro e pequenas empresas”. Esta aí, o segredo do sucesso, a faculdade é apenas o primeiro passo! Parar de estudar? Nunca!