Buscar
  • Letícia Jury

Tereza Cristina é sorriso, superação e conquista

Paralisia não a impediu de se tornar uma odontóloga conceituada

Tereza Cristina Sabbag Cunha é sorriso. Isto não é um trocadilho por ela ser uma das odontólogas mais conceituadas de Anápolis. O sorriso dela é reflexo da alma. É alegria. Contagia.Até mesmo para falar de desafios, ela sorri. Mas, com uma ressalva: “as vezes sou irônica. A vida me fez assim”.


Recentemente Tereza Cristina foi convidada a participar de um evento, em Goiânia, específico para odontólogos. Não participou. O motivo? Chegou ao local, não tinha banheiro acessível, voltou à Anápolis. Ainda hoje ela passa por situações como esta? Sim!


Foi a Mielite Lúpica que causou a paralisia. Ela tinha 14 anos. Mas isto não a impediu, que aos 17 iniciasse o curso de Odontologia. “Neste ano faço 32 anos de formada”, diz toda orgulhosa. Naquela época a Faculdade tinha acessibilidade? “Nunca”, responde de forma enfática! “Acessibilidade não é só arquitetônica, são conceitos, vontades, respeito. Isto ainda falta muito, até hoje”, opina.

Sobre a valorização no mercado de trabalho?A odontóloga destaca que 90% das pessoas com deficiência não tem estímulo para estudar e se qualificar. “Muitos são de baixo poder aquisitivo, não tem incentivo, e nem idade, ficaram deficientes mais velhos”, avalia.


Ela conta que na época em que era presidente da Associação dos Deficientes de Anápolis (ADA) fez um trabalho junto as empresas, para que investissem no basquete em cadeiras de rodas, como forma de inclusão social. “Mas as empresas me ligavam, pois precisavam cumprir a cota, e me pediam 'deficiência leve'. Eu dava gargalhada e perguntava, o que é deficiência pesada? É uma situação complicada para qual ainda não se teve solução”, apresenta.


Os desafios na vida de Tereza Cristina ainda hoje existem, mas as conquistas também! O apoio familiar, segundo ela, é o segredo. Tem dias que chega a trabalhar 12 horas por dia. E ressalta: “trabalho mais do que muitos profissionais que conheço”. É a vida com seus maravilhosos exemplos!

0 visualização

RECEBA AS NOVIDADES

  • Black Facebook Icon
  • Black Pinterest Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Instagram Icon

© 2023 por Sal & Pimenta. Orgulhosamente criado com Wix.com