Troca de experiências para a escolha profissional

Atualizado: Fev 17

Faculdade FAMA promove atividade no Colégio Órion, com o objetivo de informar sobre o Ensino Superior e mercado de trabalho

Uma manhã de sábado. No mesmo espaço, estudantes secundaristas, universitários e professores. Troca de experiências e de conhecimentos. O professor de Direito explicou que o curso vai além de aprender sobre Leis; o de Farmácia apresentou mais de 100 áreas de atuação; enquanto os professores de Medicina Veterinária e Agronomia falaram da Fazenda-Escola, o ‘mascote’ Pingo, um dócil Yorkshire, roubou a cena! Odontologia e Jornalismo não ficaram para trás, apresentaram peças e objetos representativos das respectivas áreas de formação.

Tudo isto aconteceu no sábado, dia 15, no Colégio Órion, em que universitários e professores da Faculdade FAMA apresentaram alguns cursos da instituição aos estudantes do Ensino Médio - que já estão com um pé na faculdade - as grades curriculares, as atividades dentro e fora da sala de aula, o corpo docente e o mercado de trabalho. O objetivo? Proporcionar aos alunos, informações precisas para a escolha da carreira profissional.

Segundo a coordenadora de Marketing da instituição, Ana Paula Melo, ações como esta acontecem em vários colégios da cidade, assim como em cursinhos pré-vestibulares. A intenção da faculdade é oportunizar o contato dos jovens com profissionais e universitários, para sanar dúvidas.

A diretora do Colégio Órion, Lany Bragança, aprovou o bate-papo e já quer estender para o ensino fundamental, para que as crianças também possam ter acesso as informações.

E olha que no meio da turma de pré-vestibulandos, que fizeram muitas perguntas aos professores, estava o Enzo, de apenas sete anos, que acompanhava a irmã. Logo foi até a mesa do Jornalismo, ficou encantando com a máquina de datilografia e com a filmadora. Disse que vai pedir uma de presente para a mãe e que já sabe o que quer da vida: ser repórter!

No final da manhã, uma certeza: 'quanto mais consciência os estudantes adquirirem em relação ao mercado de trabalho, maiores serão as chances de conseguirem boas oportunidades na área de atuação escolhida'. Troca de experiências é o primeiro passo!